21 de outubro de 2020

.

.

Periodização no Taekwondo

Periodização no Taekwondo

Periodização no Taekwondo

A periodização no Taekwondo não está totalmente difundida, muitos ainda não utilizam o planejamento em seus treinos com uma visão de longo prazo.

Esse erro comum limita os resultados, por esse motivo resolvi fazer esse artigo que irá ajudar você a melhorar sua luta no Taekwondo rapidamente.

Então o que é a periodização no Taekwondo?

É o processo que consiste em fazer um planejamento com bases científicas para que seu corpo e mente cheguem na competição com a máxima performance.

Irei explicar de uma forma simples como você pode, hoje mesmo, começar a periodizar seus treinos.

A periodização no Taekwondo deve levar em consideração três aspectos: Físico, Técnico e Psicológico!

Você deve incluir treinos específicos para cada área quando estiver planejando.

Você irá aprender:

  • Como os músculos são formados e como isso influencia no treino de Taekwondo
  • Periodização no Taekwondo e suas fases

Aprendendo essas bases você será capaz de iniciar o planejamento do seu próximo ano e acompanhar os resultados de uma forma clara, objetiva e assim fazer as alterações durante o trajeto. Tenho certeza que você rapidamente obterá resultados incríveis!

Preparado para entender melhor como a periodização no Taekwondo pode te levar ao próximo nível?


Como os músculos são formados e como isso influencia no treino de Taekwondo

imagens-periodizacao

O músculo tem a função primordial de executar a contração muscular ativa, para isso ele é composto de tecidos musculares, nervos, estruturas vasculares e conjuntivas. Focaremos apenas nos tecidos musculares e qual o impacto que podem ter na periodização.

Nos músculos destacam-se dois tipos de fibras musculares, as de contração rápida e as de contração lenta e isso tem relação direta com o treino e como deve ser estruturado o plano.

As fibras de contração lenta (CL) possuem propriedades que executam contrações lentas, com maior resistência ao exercício de longa duração e as fibras de contração rápida (CR) dividem-se em duas (nesse momento não iremos entrar nessa questão), elas têm propriedades de alta velocidade de contração e execução dos movimentos, são essas fibras que queremos trabalhar e aumentar.

Sabe-se que a composição das fibras é geneticamente determinada. (V.N Platonov)

Mesmo sendo determinadas pelo nosso DNA, ambos tipos de fibras podem ser treinados e modificadas com o treinamento, no caso do Taekwondo o foco deve ser o aumento de fibras CR com treinos que as favoreçam, como o treinamento explosivo, entre outras formas. (pelo fato do treinamento ser complexo não abordarei as formas de treino neste artigo).

A periodização do treinamento tem relação direta com o princípio da individualidade, que significa que cada indivíduo é único e tem suas características, sugiro fortemente que você procure um profissional para auxiliar no planejamento dos seus treinos.


Periodização no Taekwondo e suas fases

fases da periodização no taekwondo

O sistema de preparação do atleta de Taekwondo deve conter alguns elementos:

  • Conjunto de etapas independentes porém, ao mesmo tempo, inter-relacionados
  • Macrociclos (períodos maiores, normalmente 6 meses)
  • Mesociclos (períodos médios, normalmente de 3 a 6 semanas)
  • Microciclos (períodos pequenos, normalmente 1 a 4 semanas)
  • Sessões de treino (plano do treino diário)

A preparação de um atleta de Taekwondo ocorre desde a base, passando por várias etapas até chegar no alto rendimento, neste artigo focaremos apenas no planejamento anual.

Macrociclos:

3

A organização dos macrociclos deve ser dividida conforme calendário de competições e nível do atleta, sempre respeitando as individualidades. Durante um ano podemos ter 1,2,3 ou mais  macrociclos, eles devem ser substancialmente diferentes e sempre em busca do objetivo principal, que será o norteador da preparação e periodização.

Exemplo: O atleta tem o objetivo de entrar para a seleção estadual e sua competição mais importante será em dezembro, com competições importantes em maio e junho.

Pode-se dividir em 3 macrociclos com o primeiro dando estrutura para as competições de maio a junho, o segundo será de competições preparatórias e o terceiro de preparação especial onde o volume das cargas específicas chega ao máximo.

Pensar o Macrociclo envolve recolher o maior número de informações sobre o calendário das competições dos anos anteriores, os resultados dos atletas concorrentes, a data das próximas competições, mensurar suas habilidades, seus pontos a melhorar, etc. Essa etapa irá orientar o trabalho que será elaborado posteriormente.

Mesociclos:

O mesociclo representa uma etapa do processo de periodização no Taekwondo e seu tempo de duração depende da quantidade de macrociclos, do modelo de planejamento, do volume de competições, entre outros fatores, variando de 3 a 6 semanas. São períodos relativamente homogêneos de treinamento, não há grandes mudanças dentro de um mesociclo.

Existem 5 tipos de mesociclos:

Introdução: Nesse momento, utiliza-se a preparação física geral, como flexibilidade, velocidade, força e há também a preparação dos chutes e melhoria das habilidades de luta de modo geral.

Base: O foco desse período é a preparação física, técnica e mental. Há um aumento do volume e intensidade dos treinos.

Preparação e controle: O atleta começa a se aproximar das competições e nesse período utiliza-se principalmente exercícios competitivos, melhora da técnica e intensifica o trabalho psicológico focado na competição.

Pré-competição: O objetivo principal desse momento é eliminar os pequenos vícios e defeitos que o taekwondista pode ter adquirido. A preparação da estratégia a ser utilizada na competição alvo ganha destaque nesse momento, como também a preparação mental.

Competição: Diminui-se as cargas e o volume de treino, dando prioridade para a recuperação e máxima performance na competição de Taekwondo.

Microciclos:

5

Normalmente os microciclos tem a duração de 6 a 7 dias, pois coincidem com o número de dias da semana. Podem ser divididos em introdução, de choque, de aproximação, de competição e de recuperação.

Introdução: Normalmente usados no início da preparação, iniciando normalmente os mesociclos.

Choque: Grande volume de cargas.

Recuperação: Baixa carga e utilização de técnicas de repouso ativo.

Aproximação: Com conteúdo dinâmico, prepara o atleta para a competição.

Competição: Momento que o atleta está no período de competição e deve estar no pico da performance.

Você já entendeu que o ano deve ser dividido em Macrociclo, Mesociclo, Microciclo e agora chegamos na última parte da periodização no Taekwondo que é a Sessão de treino. 

Sessão de treino:

6

A menor unidade do planejamento é a sessão de treino, composta por 3 partes: introdução, parte principal e parte final.

Iremos entender rapidamente cada parte, para você ter uma sessão de treino fantástica!

Introdução: Chamada de aquecimento, é a parte onde preparamos o atleta para o programa principal do treino. O principal objetivo é deixar o atleta pronto para o trabalho posterior.

Principal: Neste momento são alcançados os objetivos mais importantes.

Final: Momento de relaxamento e levar o corpo próximo do estado antes de iniciar o trabalho.

Você entendeu como pode organizar seu treino com uma visão a longo prazo. Para iniciar agora deve coletar todas as informações necessárias como datas de campeonatos, quantidade de competições no ano, etc.

Conclusão:

A periodização no Taekwondo é algo dinâmico que deve ser avaliado, reavaliado e modificado com o tempo.

Não pense que você irá planejar uma vez por ano e está pronto!

Tenha sempre perto seu planejamento e crie uma rotina para avaliar se os objetivos propostos estão sendo alcançados.

Mensure se sua luta está melhorando conforme o planejado e se o treino está dando resultados.

Acredito que a chave para o alto rendimento é conhecimento + planejamento + avaliação + dedicação = Resultados

Gostou dessas informações? Então ajude mais pessoas, compartilhe com seus amigos para que juntos possam ter melhorias significativas.

Fonte: https://blog.guilhermemaciel.com.br/periodizacao-no-taekwondo/

Para entrar em contato comigo, mandar sugestões de vídeos, informar erros, etc.. CLIQUE AQUI e preencha o formulário.

Compartilhar:
×