22 de outubro de 2020

.

.

4 pilares fundamentais da alta performance no Taekwondo

4 pilares fundamentais da alta performance no Taekwondo

4 pilares fundamentais da alta performance no Taekwondo

Imagine se você pudesse ter mais energia, render mais nos treinos, ter mais tempo para treinar e alavancar seus resultados… Os 4 pilares fundamentais no Taekwondo dão base para você atingir os resultados que deseja!

Esse artigo é para atletas que tem fome de aprender, de evoluir e que não esperam fórmulas mágicas, mas sim, que buscam orientações através de técnicas poderosas.

Se você é um desses atletas, seja bem vindo e aproveite, pois irá gostar do que está por vir…

 

1º pilar fundamental do Taekwondo: Treino

1º pilar Taekwondo: Treino

Um dos pilares fundamentais é a atenção com o Treino.

Com a chegada dos protetores eletrônicos no Taekwondo Olímpico moderno ocorreram mudanças radicais no modelo de luta.

Com as mudanças, o treino teve que ser adaptado e acredito que você deva dar atenção total tanto aos treinos Físicos como ao Técnico e ao Mental, porém nesse artigo o foco principal será no treino Físico.

Todo atleta de alto rendimento deve estar atento às 7 valências físicas: Força, Resistência, Velocidade, Agilidade, Coordenação, Flexibilidade e Equilíbrio.

Para obter resultados incríveis é importante que você dê atenção à periodização e à metodologia de treino, portanto recomendo fortemente que você procure um profissional para lhe auxiliar nessa jornada.

Separei algumas dicas para auxiliar você nos treinos das 4 valências que entendo serem fundamentais para atingir resultados fantásticos.

Dica 1: Velocidade

No novo modelo de luta, deixou-se de lado os chutes “bombas”, aqueles que eram fortes e que guardávamos para chutar uma ou duas vezes durante o round, e passou-se a utilizar chutes muito mais velozes em maior volume.

A velocidade está intimamente ligada à força, portanto o trabalho de todas as valências é fundamental, lembre-se disso.

Antecipação

Você sabia que uma habilidade interessante de atletas de alto rendimento é a capacidade de antecipação?

As reações de antecipação são uma das formas de prognósticos das probabilidades, uma qualidade importantíssima que assegura a qualidade dos resultados de alto nível desportivo em algumas interações velozes e complexas
V.N Platonov¹

Um das formas de melhorar a antecipação é mentalizar todas as possibilidades de ataques e contra-ataques do seu adversário e ter um arsenal de respostas preparadas para cada opção.

Motivação x velocidade

Treinar motivado pode aumentar de 5 a 10% o nível de velocidade, portanto fique atento!

Para auxiliar na melhora da motivação, você pode treinar com outros atletas de níveis avançados, criar um clima de competição durante o treino ou algo que te motive a dar o seu melhor.

Exercícios com cargas

Outra maneira eficaz de melhorar a velocidade é a execução prévia de exercícios similares com cargas adicionais (V.N Platonov). Ou seja, você pode usar um elástico e executar o chute durante 15 a 20 segundos e depois executar o chute sem o elástico.

Seguindo essas dicas você conseguirá melhorar sua velocidade rapidamente e assim estará cada vez mais próximo dos resultados que deseja.

Dica 2: Precisão

A Precisão é fundamental para o Tkd moderno onde o chute é marcado no colete eletrônico.

Para treinar essa habilidade coloque alvos fixos e tente acertar com movimentos lentos, repita até cair o grau de dificuldade, depois adicione velocidade e quando estiver fácil, feche os olhos, isso irá dificultar um pouco as coisas. Você pode também:

  • Mudar a velocidade do movimento em determinada distância do alvo, por exemplo: no início do chute arrancar rápido chegando no alvo devagar.
  • Posições iniciais diferentes, como uma mão no chão, ou de costas para o alvo.
  • Executar vários chutes no mesmo movimento sem voltar a perna.
  • Executar chutes lentos e no meio da execução (com ajuda) alterar posição dos alvos.
    (Fonte: V.N. Platonov)

A precisão exige coordenação e é complementar ao equilíbrio, portanto tenha em mente treinar as duas capacidades com auxílio de um profissional de Educação Física.

Dica 3 Equilíbrio

O equilíbrio é extremamente importante, tendo em vista o contínuo contato com o adversário e o uso constante dos chutes sem tocar o pé no chão.

Para treinar essa habilidade você precisa de resistência muscular na região do abdômen, lombar e glúteos.

Irei descrever alguns exercícios que você pode fazer em sua academia para melhorar o equilíbrio em sua luta.

  • Mantenha o equilíbrio sobre uma perna em diferentes posições, alternando a posição dos braços e da perna que está no ar.
  • Gire a cabeça quando estiver mantendo o equilíbrio sobre uma perna.
  • Rotacione o tronco e os braços mantendo o peso em apenas uma perna.
  • Execute chutes até ouvir um sinal (peça para algum colega de treino) pare bruscamente o movimento e mantenha por um tempo a posição estática. Como se fosse aquela brincadeira “estátua” lembra?
  • Repita os exercícios com os olhos fechados(Fonte: V.N. Platonov)

Dica 4 Flexibilidade

Dica 4 Flexibilidade

A falta de flexibilidade pode atrasar o aprendizado dos chutes e diminuir sua habilidade motora, limitando sua velocidade, força e coordenação.

Para maior Flexibilidade é importante permanecer certo tempo em cada posição e esse tempo pode variar devido à idade, sexo, nível do atleta, etc…

Mulheres, por exemplo, devem ter a duração do trabalho de 10 a 15% inferior ao dos homens (V.N Platonov)

Portanto treinar flexibilidade não é apenas treinar todos os dias, deve-se treinar corretamente todos os dias.

Um erro comum é querer ter flexibilidade completa do dia para a noite e o atleta acaba se lesionando e adiando os resultados, fique atento.

Sabendo a importância desse assunto, convidei meu amigo Mestre Daniel Brisotto, a escrever um artigo completo sobre o tema > Aqui <

Com paciência e treinamento adequado você será capaz de ter uma flexibilidade ótima e resultados incríveis!

 

2º pilar fundamental do Taekwondo: RELACIONAMENTOS

2º pilar taekwondo: Relacionamentos

Você é a média das 5 pessoas que mais convive

Essa frase faz muito sentido pra mim, e pra você?

Quando estamos em contato com atletas melhores que nós, com atletas que estão com fome de aprender e evoluir, a gente também começa a evoluir rapidamente.

Essa convivência pode ser à distância (on line), através de um livro, conversando com seu Mestre, etc… Todo atleta bem sucedido sabe que não chegou ao topo sozinho, teve que ter pessoas excelentes ao seu lado.

Os atletas de elite ao elaborarem seus cronogramas adicionam um momento de CAMPING (encontros com atletas de outros locais) para trocarem informações, experiências e aprendizados! O sucesso é sempre uma combinação de esforços de um grupo de pessoas, portanto se

você quer chegar ao sucesso, se relacione com os melhores, treine com os melhores, conheça os melhores.

Tenha contato com os melhores atletas, técnicos, massagistas, coaches, fisioterapeutas, nutricionistas, preparadores físicos, que certamente você irá pegar um atalho ao sucesso!

 

3º pilar fundamental do Taekwondo: TEMPO

3º pilar taekwondo: Tempo

Um dos pilares fundamentais mais ignorados é a organização do tempo!

O Tempo é o seu bem mais precioso, não o desperdice! Se você não tem tempo para treinar, para se alimentar, para dormir corretamente, algo está errado.

Você já percebeu quanto tempo passa no Facebook? Quanto tempo você fica sem fazer nada?

Para ajudar você a gerenciar seu tempo, separei algumas dicas que podem fazer a diferença na sua vida!

Dica 1: Faça sua lista de prioridades

Fazer uma lista das coisas realmente importantes para você é sem dúvida uma das ações mais poderosas que pode ter, isso irá lhe ajudar a ter foco diário, sendo um realizador e mantendo a motivação nas alturas.

Quando você sabe exatamente o que fazer, você não perde tempo, você FAZ.

Separe um tempo do seu dia para lazer, para facebook, para olhar o blog Coach Taekwondo :), mas siga a programação, se for 1 hora, mantenha 1 hora, ok?

Dica 2: Hora do almoço pode ser de treino

Se você tem um horário de almoço prolongado, pode ser uma opção treinar nesse horário, já tinha pensado nisso?

Muitas academias oferecem Taekwondo no horário de almoço.

Outra opção é o primeiro horário da manhã, antes da correria do dia-a-dia. Treinar pela manhã evita que você chegue cansado do trabalho ou da aula e tenha preguiça de treinar.

Dica 3: Evite distrações

Seu cérebro tem um mecanismo de sobrevivência, ele não quer que você gaste muita energia então o que ele faz? Ele tenta fazer com que você sempre fique na zona de conforto.

Como ele faz isso? Mantendo você atento a coisas que não exigem energia, um exemplo que já deve ter acontecido com você é : Programar 1 hora no Facebook e quando se dá conta já se passaram 3 horas, não é mesmo?

Isso é seu cérebro te mantendo na zona de conforto, sem gastar muita energia.

Tenha cuidado e mantenha o foco, a dica 1 certamente ajudará nesse processo.

Seguindo essas dicas você certamente arrumará tempo para seus treinos de uma forma fantástica. Fez sentido para você essas dicas?

 

4º pilar fundamental do Taekwondo: ENERGIA

pilares fundamentais taekwondo: energia

Você quer aumentar sua energia em até 3 vezes? Você quer sentir-se mais disposto para treinar? Para lhe ajudar a maximizar sua energia e disposição separei algumas dicas valiosas, confere aí.

Um dos Pilares Fundamentais que mais gosto é o da Energia, pois foi esse pilar que me ajudou a conquistar coisas incríveis, por isso quero compartilhar essas dicas agora com você!

Sono:

Você sabia que 8 horas de sono é uma média e não o tempo exato de sono? Cada pessoa tem um tempo de sono ideal, esse tempo pode variar de 6 a 9 horas por dia.

Então você deve fazer testes, experimentar e assim verificar qual a melhor quantidade para um sono energizante, a minha por exemplo é 6h 30 min

Sugiro que teste durante uma semana cada tempo, assim será mais preciso do que testar cada dia um tempo de sono.

Obs: Existem aplicativos que ajudam a monitorar o sono e te acordam no melhor momento!

Hidratação:

Você sabia que uma desidratação de 2% prejudica não só o rendimento físico como a capacidade mental?

A atenção e a concentração diminuem, ocorrendo também a perda da coordenação e precisão dos movimentos. Portanto fique atento à ingestão de água durante os treinos, antes das competições e durante as lutas.

Planejamento:

Você sabia que determinar seus objetivos e metas podem turbinar sua energia?

É isso mesmo, quanto mais claro forem as atividades que você deve fazer no dia, mais energia você terá, pois saberá exatamente o que fazer e o que não fazer.

Se você colocou em prática o 3º Pilar, saberá responder essas perguntas: Quais são suas metas para amanhã? E para semana que vem?

Aumentar a minha energia é algo que busco diariamente, através de rituais, hábitos, suplementos, alimentação, etc.

Desejo que sua busca seja incessante como a minha, assim seus resultados esperados chegarão muito mais rápido do que você imagina!

Conclusão

Nesse artigo você aprendeu que é capaz de ser mais veloz, mais flexível, ter maior precisão e equilíbrio através de um dos pilares fundamentais do Taekwondo: Treino.

Aprendeu as 7 valências físicas que deve estar atento a partir de agora.

Dei dicas de como aumentar seu Tempo e fazer tudo o que deseja.

Lembrei você que precisamos de pessoas incríveis em nossa convivência e isso pode ser feito de várias formas, até mesmo on line.

Também te falei que um dos pilares fundamentais que sou fascinado é o da Energia, pois com algumas dicas é possível aumentar nossa produtividade e realizações de forma incrível!

Os pilares fundamentais do Taekwondo são a base para qualquer um que deseja atingir sua máxima performance.

Gostou de aprender sobre os 4 Pilares Fundamentais no Taekwondo? então compartilhe com seus amigos!

Fonte: https://blog.guilhermemaciel.com.br/4-pilares-fundamentais-da-alta-performance-no-taekwondo/

Para entrar em contato comigo, mandar sugestões de vídeos, informar erros, etc.. CLIQUE AQUI e preencha o formulário.

Compartilhar:
×