20 de outubro de 2020

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10 erros mais comuns ao treinar Taekwondo

10 erros mais comuns ao treinar Taekwondo

10 erros mais comuns ao treinar Taekwondo

Os erros mais comuns ao treinar Taekwondo são cotidianos, acontecem toda hora!

Errar é normal, todos nós erramos, porém alguns erros podem custar muito caro para a nossa saúde e nossa carreira no Taekwondo.

Pensando nisso, resolvi escrever os erros mais comuns ao treinar Taekwondo que até atletas avançados às vezes cometem.

Fique atento para não cometer esses erros, aproveite e compartilhe com seus amigos para que eles também não cometam!

Os 10 erros mais comuns ao treinar Taekwondo são:

#1 – Querer ser faixa-preta em 1 ano

Todo aluno deseja ser faixa-preta e isso é ótimo, porém para atingir esse nível é necessário passar por todas etapas de evolução, como amadurecimento, treinamento, experiência, etc…

O grande segredo é ter paciência e manter a regularidade nos treinos para subir todos os degraus necessários para uma boa formação.

Não basta ser Faixa-preta, o aluno quando entende o significado de ser 1º Dan, não quer apenas se formar, ele quer ser o melhor que ele pode ser, portanto mais importante que a faixa que está na cintura é o conhecimento que está na sua cabeça.

Alcançar a faixa-preta não significa que acabou, pelo contrário, é um novo começo, inicia-se um novo ciclo de aprendizado e estar preparado para essa nova etapa significa ter adquirido experiência durante a jornada de faixa colorida.

Tenho certeza que você não quer ser apenas mais um 1º Dan, não é mesmo?! Então use sua vontade de chegar lá e treine muito, tenha paciência e se torne cada dia melhor, para que quando a faixa vier seja a representação do quanto você se dedicou nessa caminhada!

#2 Querer ter “abertura” total em 1 mês

Recebo muitas perguntas sobre flexibilidade, alongamento e pedido de dicas para melhorar a abertura de pernas, porém a dica mais preciosa que posso dar é: tenha PACIÊNCIA.

A flexibilidade é muito importante no Taekwondo e com razão muitos atletas tem dúvidas de como treinar e o volume de treino.

Para ajudar você nesse assunto convidei meu amigo Mestre Daniel Brisotto que escreveu um artigo específico sobre Alongamento e Flexibilidade no Taekwondo.

Ainda não viu > clica aqui <

Um dos erros mais comuns ao treinar taekwondo é forçar demais no treino de alongamento.

A lesão por excesso de treino é comum, portanto se você quiser obter uma ótima amplitude nos chutes não basta treinar muito, você precisa treinar certo, de maneira específica com objetivos claros e um treino periodizado! A ajuda de um profissional de Ed. Física é de suma importância.

#3 Treinar luta sem proteção

Já vi inúmeras lesões causadas pelo fato dos atletas não estarem usando as proteções no treino de sombra.

Esse erro é comum e deve ser evitado.

O Taekwondo é um esporte de contato físico e, mesmo no treino, os joelhos podem se encontrarem (e dói).

Sugiro o uso completo de proteções durante as sombras.

O uso de joelheiras e cotoveleiras também é indicado quando houver treino de luta mais intenso, assim você irá prevenir de se lesionar ou lesionar seu colega de treino.

Fique atento à sua segurança nos treinos, você não quer se machucar alguns dias antes do torneio não é mesmo?!

#4 Treinar apenas na mesma academia

Para a evolução constante você deve estar em contato com outros atletas, novos conhecimentos, novas experiências.

Para isso é muito importante que você conheça outras academias, outros professores.

Atenção! É importante que você converse com seu Professor/Mestre para traçar a estratégia correta, pois ele mesmo pode te apresentar outros atletas e professores.

O intercâmbio de informações é algo comum no alto rendimento, mas pouco usado pelos atletas de base.

Sua cidade tem outras academias de Taekwondo? Faça uma visita, conheça os atletas, a estrutura, a metodologia de treino, assim você pode aprender coisas novas ou ensinar o que sabe.

#5 Treinar apenas Taekwondo

Para chegar no topo, você precisa estar com o Físico da melhor forma possível, porém treinar apenas Taekwondo não será suficiente.

Você precisa dar atenção ao treino físico, com o auxílio de um profissional para estruturar seu treino de modo a atingir sua máxima performance.

Não necessariamente precisa ir à academia, pode fazer um treino funcional, em grupos, etc..

Dê uma atenção especial ao seu treino físico que os resultados serão incríveis!

#6 Treinar por treinar

Você já treinou, mas sua cabeça não estava lá? Então sabe o que é treinar por treinar.

Esse é um dos piores erros comuns ao treinar Taekwondo que você pode cometar.

Estar treinando e pensando no que tem que fazer ao chegar em casa ou no que deveria ter feito é o pior erro que você pode cometer, pois o treino não servirá para nada.

Estar focado é uma habilidade que exige treinamento, sabia?

Muitos acreditam que nascemos dispersos ou focados, mas não! Isso é treinável e você pode praticar estando focado no seu treino (ou não).

Como é uma habilidade, você também pode estar treinando, sem se dar conta, para ser distraído ou disperso.

Se você se pega muitas vezes distraído, pensando longe, é porque talvez esteja treinando isso.

Vou propor um desafio, faça o seguinte exercício:

Por 10 dias você estará 100% presente, dê atenção total àquilo que está fazendo no momento e se sentir que está distraído volte ao foco inical.

 Você energiza tudo aquilo que dá atenção – Deepak Chopra

Estar focado é poderoso e potencializa seus resultados de maneira incrível. Faça o desafio e comprove!

#7 Treinar com dor

Você precisa respeitar seu corpo!

Sentir dor é um sinal do seu corpo e você deve estar atento ao senti-las.

Você já deve ter escutado a seguinte frase: “Atletas de alto rendimento normalmente sentem dores”. Ok, mas o que não falam é que esses atletas conhecem seu corpo, sabem que tipo de dores estão sentindo, quanto podem suportar e normalmente tem acompanhamento médico.

Portanto sugiro fortemente que não treine com dor antes de procurar um médico, uma pequena lesão pode se tornar uma lesão crônica e prejudicar seu rendimento para sempre!

Não arrisque.

#8 Não se Hidratar

Beber água durante o treino é fundamental e todo atleta deveria estar atento para isso. Não se hidratar ainda é um erro comum nos treinos de Taekwondo.

Você sabia que uma desidratação de 2% prejudica o rendimento físico e a capacidade mental?

A atenção e a concentração diminuem, ocorrendo também a perda da coordenação e precisão dos movimentos.

Portanto fique atento à ingestão de água durante os treinos, antes das competições e durante as lutas.

#9 Falta de Consistência

A falta de consistência nos treinos é um grande erro e muito comum, principalmente de iniciantes.

No começo querem treinar todo dia, 3 vezes por dia :O

Conforme os treinos avançam o atleta começa a ter “compromissos”, “provas” e qualquer outra desculpa para não treinar.

A consistência é a base para um grande atleta.

Uma frase que gosto muito é:

Não queira a perfeição, queira a Progressão!

Progredir a cada dia, a cada treino.

Se foque em melhorar a cada dia e evite o treino chamado: “Montanha russa” que um dia se doa 100% e no outro você “treina por treinar”.

#10 Teimosia

A teimosia é imperdoável e é um dos erros mais comuns ao treinar Taekwondo.

Você deve seguir o que seu Professor/Mestre está lhe orientando a fazer.

Haverão treinos que você não irá gostar, isso é natural, então não cometa os erros #6, #9 e #10 e treine com vontade mesmo quando não estiver inspirado.

Aprenda todo dia com seu professor, questione (com respeito), pergunte qual o sentido do treino, mas jamais seja teimoso.

Conclusão

Evite esses 10 erros mais comuns ao treinar Taekwondo e turbine seus resultados!

Pense na sua carreira a longo prazo, faça hoje tudo o que você irá se orgulhar daqui 3 anos!

Com esse Mindset vencedor e evitando todos esses 10 erros seus resultados serão incríveis e você poderá aumentar a sua máxima performance rapidamente!

E ai gostou? compartilhe com seus colegas e professores para que eles não cometam esses erros também.

Fonte: https://blog.guilhermemaciel.com.br/erros-mais-comuns-ao-treinar-taekwondo/

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