20 de outubro de 2020

.

.

3 habilidades para se destacar na luta de Taekwondo

3 habilidades para se destacar na luta de Taekwondo

3 habilidades para se destacar na luta de Taekwondo

Saiba quais são as 3 habilidades para se destacar na luta de Taekwondo.

Muitas são as habilidades para se destacar na luta de Taekwondo, como por exemplo força, flexibilidade, motivação, entre outras, mas hoje irei abordar as 3 habilidades que um Taekwondista necessita para acompanhar o ritmo das lutas modernas e você poderá começar a treinar hoje mesmo. Quer saber quais são?! Bora lá

Darei dicas sobre a Habilidade de leitura da lutaAutoconhecimento constante, equilíbrio e precisão e irei aprofundar cada uma dessas habilidades para se destacar na luta de taekwondo, de modo fácil e prático de compreender para que você possa aplicar na sua próxima luta de Taekwondo.

Neste artigo você irá aprender sobre:

* 3 habilidades para se destacar na luta de Taekwondo;

* Como ler o seu oponente ao ponto de perceber o que ele pode fazer antes mesmo dele fazer;

* Como o autoconhecimento pode elevar seus níveis de energia e evitar que você desista do Taekwondo;

* Como treinar equilíbrio e melhorar a precisão dos golpes no colete eletrônico.


Habilidade de leitura do oponente

habilidades para se destacar na luta de taekwondo

A primeira das 3 habilidades para se destacar na luta de Taekwondo é a Leitura de luta.

Como saber o que meu adversário vai fazer, antes mesmo dele fazer?

No alto rendimento além de ter uma base de informações sobre os oponentes, os atletas estão acostumados a “ler” seus adversários de uma forma muito clara, na luta de Taekwondo, mas como isso funciona?

Ler o oponente não é mágica, mas sim técnica e significa prever golpes, compreender como ele se defende, é como se pudesse ler a mente do oponente e nesse jogo ganha quem consegue ler melhor.

Então, como você pode começar a ler seus adversários? Vou te ajudar nessa jornada com essas dicas.

  • Na luta de Taekwondo você deve estar relaxado (o máximo possível) dentro do dojan. Quanto mais estressado, ansioso ou tenso, maior será a dificuldade na leitura.

  • Ache as pistas, deixe ele se movimentar primeiro, mas mantenha a pressão. Deixar ele agir não significa recuar, pelo contrário, você irá fazer ele se mexer primeiro através dos steps e etc.

  • Já percebeu como ele ataca? Como defende? Como se movimenta? Agora é hora de impor seu jogo, faça o simples, aquilo que você treinou, aquilo que seu técnico propôs e assim facilitará a leitura da luta, pois você estará mais seguro.

  • Crie um banco de dados. Faça anotações constantes dos seus treinos, das suas lutas, da sua preparação física e principalmente dos seus adversários. As principais anotações que devem ser feitas são: média de chutes máximo por minuto, chutes médio por round, chutes máximo com cada perna… Peça ajuda para seus colegas de treino, assim um ajuda o outro e todos ganham.

“O que não pode ser medido, não pode ser melhorado”
Peter Drucker.

Compreender a luta do seu rival pode parecer impossível no início, exige prática, é como se fosse aprender um novo idioma, então seja paciente e não desista, conforme for criando experiência, mais fácil ficará!

A leitura da luta consiste em prever ações do adversário e tomar ações melhores que ele, para isso é necessário estar atento ao que melhor se adapta no momento. Você já deve ter presenciado lutas em que o favorito perde e não consegue impor seu jogo, não é mesmo?! Isso acontece pelo fato de que seu oponente usou a estratégia correta, lendo a luta de uma forma melhor e é isso que você vai aprender.

Existem diversos tipos de oponentes, sendo que cada categoria de peso possui suas características, por exemplo, nas categorias mais leves dificilmente iremos encontrar atletas lentos e fortes, já nas categorias pesadas iremos encontrar atletas altos e fortes, correto?!

Cada atleta segue um padrão de luta, alguns chutam melhor com a perna da frente, outros com a de trás, outros preferem giros, entre outras situações… Seu trabalho consiste em mentalmente fazer anotações sobre o padrão desse atleta e você tem em torno de meio round para fazer, então você já sabe o que deve fazer, vou te mostrar o “como” fazer, agora.

Treinamento! Você precisa treinar na sua academia com todos seus colegas, você tem que saber como cada um prefere lutar, e anotar isso em um caderno, revisar e adicionar informações a cada treino.

Treine com situações hipotéticas, como por exemplo: seu colega de treino decide atacar mais com a perna da frente (sem te falar previamente) e você tem 45 segundos para identificar o padrão, repita o exercício alterando o padrão e tente identificar novamente. Esse simples hábito irá te tornar um excelente leitor de lutas e seus resultados irão melhorar significativamente.

Sugiro que não tente fazer isso em torneios se você não estiver treinado suficiente para estar confiante. Ok?


Autoconhecimento

autoconhecimento

Autoconhecimento é a mais importante de todas as habilidades para se destacar na luta de Taekwondo.

Essa habilidade não muda apenas sua luta, mas muda completamente sua vida.

Você sabe por que gosta do que gosta? Por que faz o que faz? O que te motiva? Como faz para se automotivar? O que te estressa?

Todas essas respostas estão dentro de você e um atleta de alto rendimento entende cada uma delas.

Sugiro que você comece pegando um papel e caneta, nesse momento! (também pode ser por algum aplicativo)

Faça algumas dessas 4 perguntas para você mesmo:

-3 coisas que me deixam muito feliz?

-3 coisas que me deixam muito triste?

– Por que eu gosto de Taekwondo?

– O que me faria desistir do Taekwondo?

Essas perguntas são poderosas e trazem respostas incríveis. Na primeira você pode ter uma ideia de coisas que você dá valor, coisas que são importantes para você, através das respostas você terá uma melhor consciência sobre seu mundo interno.

Na segunda, coisas que você evita sempre que pode, compreender o que gosta é importante, mas o que não gosta é fundamental. Tendo entendimento disso você deve criar estratégias para evitar as situações ou lidar melhor com elas. Nessa parte sugiro colocar seu plano para cada coisa que te deixa triste.

A terceira são seus motivos de fazer Taekwondo, uma pergunta poderosa que deve ser respondida com calma, retirando cada camada das suas respostas. Ter o entendimento dos motivos de praticar Tkd irá te ajudar a potencializar sua energia, vontade e motivação. Torne seu motivo claro e sua energia aumentará rapidamente!

Quarta, é a chave para entender o que pode dar errado durante a jornada. No começo parece que você vai praticar Taekwondo pra sempre, não é mesmo? Aí começam a surgir faculdade, trabalho, relacionamentos, falta de motivação/incentivo… Nessa pergunta é interessante responder o que fez você desistir de outras coisas e tentar entender se aplica no momento atual e o mais importante é criar estratégias para gerenciar cada situação descrita na tua resposta.

Se você potencializar seus pontos fortes e souber lidar com os pontos a melhorar, certamente será um grande atleta e uma grande pessoa. 


Equilíbrio e Precisão

taekwondo-luta-equilibrio

Além de força e velocidade que são habilidades básicas para quem deseja lutar em alto nível, o que irei aprofundar são duas valências importantes no Taekwondo moderno, sendo elas equilíbrio e precisão

O equilíbrio é extremamente importante, tendo em vista o contínuo contato com o adversário e o uso constante dos chutes sem tocar o pé no chão.

Para treinar essa habilidade você precisa de resistência muscular na região do abdômen, lombar e glúteos.

( para treino físico busque um profissional, sempre!)

 Irei descrever alguns exercícios que você pode fazer em sua academia para melhorar seu equilíbrio na sua luta.

  • Mantenha o equilíbrio sobre uma perna em diferentes posições, alternando a posição dos braços e da perna que está no ar.

  • Gire a cabeça quando estiver mantendo o equilíbrio sobre uma perna.

  • Rotacione o tronco e os braços mantendo o peso em apenas uma perna.

  • Execute chutes até ouvir um sinal (peça para algum colega de treino) pare bruscamente o movimento e mantenha por um tempo a posição estática.

  • Repita os exercícios com os olhos fechados

    (Fonte: V.N. Platonov)

A segunda aptidão motora é a Precisão e é fundamental para o Tkd moderno onde o chute é marcado no colete eletrônico. Para treinar essa habilidade, coloque alvos fixos e tente acertar com movimentos lentos, repita até cair o grau de dificuldade e depois adicione velocidade e quando estiver fácil, feche os olhos, isso irá dificultar um pouco as coisas. Você pode também:

  • Mudar a velocidade do movimento em determinada distância do alvo, por exemplo: no início do chute arrancar rápido chegando no alvo devagar.
  • Posições iniciais diferentes, como uma mão no chão, ou de costas para o alvo.
  • Executar vários chutes no mesmo movimento sem voltar a perna.
  • Executar chutes lentos e no meio da execução (com ajuda) alterar posição dos alvos.
    (Fonte: V.N. Platonov)

A precisão exige coordenação e é complementar ao equilíbrio, portanto tenha em mente treinar as duas capacidades com auxílio de um profissional de Educação Física.


Conclusão

As 3 habilidades para se destacar na luta de taekwondo são simples, mas eficazes e levarão seus treinos e seus resultados ao próximo nível.

Você aprendeu como a capacidade de leitura de luta no Taekwondo é importante e entendeu o conceito e as técnicas que podem hoje mesmo aplicar nos treinos, compreendeu como o autoconhecimento pode fazer a diferença nos treinos e na sua vida, também aprendeu como treinar o equilíbrio e a precisão (para nunca mais errar um ponto).

A dica de hoje foi essa, espero ter ajudado!

Me conte como foram os treinos e fique à vontade para mandar uma sugestão de assunto do seu interesse.

Gostou de aprender sobre as 3 habilidades para se destacar na luta de taekwondo? então compartilhe e ajude a divulgar essa informação!

Fonte: https://blog.guilhermemaciel.com.br/3-habilidades-luta-de-taekwondo/

Para entrar em contato comigo, mandar sugestões de vídeos, informar erros, etc.. CLIQUE AQUI e preencha o formulário.

Compartilhar:
×