22 de outubro de 2020

.

.

Dobok Faixa Simbologia e Padrões de Personalização

Dobok Faixa Simbologia e Padrões de Personalização

Dobok, Faixa, Simbologia e Padrões de Personalização

A tradição diz que é na faixa branca onde se localizam os conhecimentos adquiridos ao longo da jornada da arte marcial, lavá-la seria limpar todo o conhecimento acumulado.

A colocação de emblemas no Dobok sem autorização do professor é considerada um desrespeito.

O Dobok é uma derivação das roupas tradicionais coreanas como, por exemplo, o Hanbok. Há registros em Koguryo, onde o uso dos trajes brancos diariamente era muito comum, este costume se estende também a Silla e a Paekche.

De acordo com a filosofia tradicional coreana, a origem do universo é conhecida como Han e a cor branca é a essência do universo. O branco do Dobok significa a profundidade do universo. Para manter a antiga tradição coreana e a lembrança de um povo, o branco foi a cor escolhida para o Dobok.

No período dos três reinos, foram encontradas pinturas nas paredes das tumbas, desenhos que relatavam como eram os tecidos, calças e blusas, e que assim contribuiram para confecção do Dobok.

No livro Koguryo Tokyong, escrito por Sukyong, é relatado que no reino de Koguryo as pessoas utilizavam faixas de seda preta ao redor da cintura com roupas brancas.

No Taekwondo o Dobok é a roupa usada no treinamento do corpo e da mente. É o ingresso ao acesso do Dojang. Significa também o espírito das tradições coreanas refletidas no corte da roupa e na cor branca.

De acordo com a teoria Yin Yang, o Dobok se divide da seguinte forma: a calça corresponde à energia Yin, que ascende da terra; a blusa corresponde à energia Yang, que descende do céu e a faixa, que representa o homem entre o Yin e o Yang (entre o Céu e a Terra).

A gola da blusa é no formato da letra “V”. As golas de cor branca são para praticantes de 10º Gub até 1ºGub e a de cor preta é utilizada na graduação de Dan, sendo opcional a partir de 4º Dan até 8º Dan. Do 4º Dan até 8º Dan a blusa apresenta um tecido mais grosso, preto de fundo com listas brancas e totalmente aberto para vestir, no mesmo corte de um Kimono de origem japonesa.

No 9º Dan a calça branca ainda permanece, o casaco volta a ser branco com gola alta em letra “V”, também com detalhes do Yin e Yang e Palgwes. A gola de cor preta e vermelha é destinada para a graduação infantil e juvenil.

O Dobok deve estar limpo, passado, e sempre que possível a mão, principalmente em viagens, onde o portador poderá usá-lo em seus treinamentos, mesmo que sejam lugares que não tenham adaptações para o adestramento corporal. Neste último caso é aconselhável a prática da meditação.

O praticante de Taekwondo tem conhecimento de que deve levar uma vida íntegra e saudável de acordo com as normas do juramento, seja dentro ou fora do Dojang. Porém, quando estiver utilizando o Dobok, a atenção deve ser redobrada.

Fonte: https://hwoarang-tkd-team.webnode.com/news/dobok-e-seus-significados/

Para entrar em contato comigo, mandar sugestões de vídeos, informar erros, etc.. CLIQUE AQUI e preencha o formulário.

Compartilhar:
×