20 de outubro de 2020

.

.

Espírito Indomável Taekwondo

Espírito Indomável Taekwondo

Espírito Indomável – Taekwondo – Mestre Felipe Marçal

O juramento é uma parte importante do treinamento do TaeKwonDo, tanto quanto o aquecimento e o alongamento, os movimentos e os combates, e todas as outras facetas da arte em que o aluno é incentivado para obter uma boa compreensão de como trilhar seu caminho e conquistar seus objetivos. Muitos estudantes, no entanto, desde crianças à pessoas mais experientes, são incapazes de fornecer quando solicitado, mais do que uma explicação vacilante das diferentes linhas desse juramento. O objetivo deste texto é fornecer uma explicação simples, daquilo que o autor considera ser o significado de cada linha, podendo ser usado por instrutores e alunos para compreender plenamente aquilo que é recitado todos os dias antes do treinamento.

EU PROMETO observar as regras do TaeKwonDo

Esta linha do juramento instrui o aluno, dando ênfase aos cinco princípios do TaeKwonDo, e moldando seu comportamento, tanto dentro quanto fora do Dojo (도장, local onde se treinam artes marciais). Tais princípios são:

I) CORTESIA (Ye-ui / 예의)
A cortesia é mais do que um princípio do TaeKwonDo, é um princípio de vida, que deve estar sempre presente nas relações do praticante com os demais.
Ser cortês significa respeitar o próximo, ser modesto, humano e delicado, e mostrar algum interesse pelo bem-estar dos outros. Muitas vezes a cortesia está presente se, ao fazermos algo, nos preocuparmos em não prejudicar terceiros com essa ação.
Este tipo de comportamento deve propagar-se não só nas relações aluno-professor, mas também na relação com todos aqueles com os quais o praticante se relaciona, direta ou indiretamente.
Infelizmente cada vez mais rara nas relações sociais modernas, a cortesia “deveria” estar latente na atitude diária de todos. O crescente egocentrismo do cidadão moderno elimina qualquer hipótese de sobrevivência desse princípio tão valioso…

II) INTEGRIDADE (Yeom-chi / 염치)
A integridade faz parte do dia-a-dia naquilo que está correto numa perspectiva social, nunca prejudicando terceiros com as nossas ações.
É necessário que o praticante se comporte com responsabilidade e sentido de justiça, mantendo uma autocrítica constante e severa, para analisar as suas ações, avaliando se estas estão corretas dentro do grupo em que este se insere.
Apenas quando o praticante se conhecer a si próprio, apontando sem medo os seus defeitos, conseguirá superar-se e conhecer os outros. Desta forma poderá agir com integridade dentro do grupo onde se insere.
“A integridade espelha-se diariamente na relação com aqueles que nos rodeiam. Saber viver em sociedade e saber agir corretamente dentro de um grupo é uma qualidade que se desenvolve primariamente nas aulas de TaeKwonDo.”

01

III) PERSEVERANÇA – (In-nae / 인내)
O praticante deve a todo o momento ser capaz de dizer “vou conseguir mais”, superando a cada momento as suas limitações e dificuldades. Nunca deve desistir perante os obstáculos, encarando cada dificuldade como uma nova oportunidade de dar o melhor que existe em si. Apenas deste modo conseguirá evoluir.
Estando o TaeKwonDo inserido como modalidade Olímpica, devemos agora também defender a máxima desses Jogos: “Citius, Altius, Fortius”, uma expressão latina que significa “mais rápido, mais alto, mais forte”.
As dificuldades que a moderna vida em sociedade nos impõe torna determinante a qualidade da perseverança. Só com esta se consegue ultrapassar as barreiras e obstáculos que devem ser vencidos para atingir o sucesso pessoal.

10699188_750175208363357_1840135943_n

IV) AUTO DOMÍNIO (Geuk-gi / 극기)
A capacidade de execução de uma técnica está intimamente ligada com a capacidade de a controlar. O praticante de TaeKwonDo é treinado para reagir a qualquer momento com elevados níveis de eficiência e eficácia. No entanto, deve ser capaz de controlar essa reação sempre que necessário.
Para além do físico deverá ser também capaz de controlar as suas emoções e sentimentos, atuando a todo o momento de forma modesta, humilde e sincera.
Com o treino desenvolve-se a capacidade de controlar as emoções e de ter a atitude correta em cada momento, apesar de por vezes desejar fazer outra coisa diferente.

V) ESPÍRITO INDOMÁVEL (Baek-jeol-bul-gul / 백절불굴)
O praticante deve desenvolver o seu espírito como uma arma capaz de o motivar na perseguição dos seus objetivos. Uma pessoa com um espírito forte deve, em qualquer circunstância, manter a via escolhida sem hesitações e sem receios, lutando até ao fim pelos princípios que norteiam a sua vida.
Nada conseguirá vencer um praticante de TaeKwonDo com um espírito determinado a vencer. “Aqui jaz trezentos que cumpriram suas tarefas”, um simples epitáfio para um dos maiores atos de coragem conhecidos na humanidade. Apesar de enfrentarem as forças superiores de Xerxes, Leônidas e seus trezentos espartanos em Termópilas mostraram ao mundo o significado do espírito indomável, o que pode ser notado quando uma pessoa corajosa e seus princípios forem colocados diante de diferenças dominantes.

03

EU PROMETO respeitar meus instrutores e superiores

Esta linha, à primeira vista, poderia ser uma explicação breve, mas tem muitas conotações. Respeito ao professor/instrutor e superiores é fundamental para que um Dojo se torne um ambiente de boa formação, e os alunos sejam verdadeiramente bem sucedidos. Mostrar respeito, no entanto, envolve mais do que apenas se curvar e cumprimentar à todos ao chegar no treinamento. Um estudante respeitoso vai apreciar o tempo e o esforço que o professor e seus ajudantes estão dando para a classe, e irá responder atenciosamente com 100% de esforço e empenho. Respeito também implica em reconhecer as limitações que um professor pode ter, em termos de força física ou disponibilidade de equipamentos.

Esta linha do juramento não deve ser mal interpretada no sentido de que estudantes mais experientes, ou até mesmo o instrutor, não precisem demonstrar o mesmo nível de respeito para aqueles que estão abaixo deles, em termos de classificação. A responsabilidade recai sobre todos, para assegurar que suas ações são dignas de respeito, dentro e fora do Dojo.

A lição mais importante a ser lembrada sobre esta linha do juramento, é a de que o respeito deve ser conquistado, e que uma vez conquistado, respeito gera respeito.

10580320_749721308408747_1012226571_n

EU PROMETO nunca fazer mal uso do TaeKwonDo

Em sua definição mais básica, o TaeKwonDo é uma versão de auto-defesa desarmada. Quando visto sob esta luz, o significado da linha acima do juramento é óbvia para a maioria dos alunos, ou seja, as habilidades do TaeKwonDo nunca devem ser usadas em um ato de agressão não provocada. As habilidades físicas do TaeKwonDo devem ser usadas como último recurso, a fim de repelir um atacante, quando todas as outras tentativas de não-violência falharem. Provocações devem ser ignoradas pelo aluno, em uma demonstração de auto-controle.

O TaeKwonDo, também pode ser mal utilizado de outras maneiras. O general Choi Hong Hi afirma que o “TaeKwonDo nunca deve ser utilizados para qualquer fim comercial ou político”. O instrutor que usa o treinamento do TaeKwonDo unicamente para fins financeiros, sem considerar o bem-estar próprio e de seus alunos, está abusando seriamente desta arte. Ainda segundo Choi: “um professor não deve explorar seus alunos. A única finalidade de um instrutor é produzir excelentes discípulos, fisicamente e mentalmente”.

EU PROMETO ser campeão da liberdade e da justiça

Muitos estudantes podem se perguntar como essa linha do juramento pode se relacionar entre eles e o seu dia-a-dia, pois ela própria evoca imagens de pessoas que lutam por causas nobres ou que defendem os direitos dos outros. De muitas maneiras, o praticante do TaeKwonDo pode ser um campeão da liberdade e da justiça.

Talvez a maneira mais fácil para que o estudante entenda o efeito dessa linha do juramento, é adotando uma mente aberta e receptiva sobre todas as ações praticadas em sua vida. Por exemplo, algumas pessoas são preconceituosas, podendo prejudicar aquelas que aparentam ser diferente, ou apenas tenham um estilos de vida diferente. Um defensor da liberdade e da justiça manteria a mente aberta sobre essas questões, percebendo que o que realmente importa em uma pessoa são suas ações e suas palavras, ao invés de sua aparência ou estilo de vida. Em essência, “não julgar um livro pela capa”.

Justiça é feita quando uma decisão é tomada tendo como base: a verdade. Isso só pode ser alcançado quando todos os fatos relevantes para a questão ou situação são conhecidos. Assim, em qualquer argumento, o praticante do TaeKwonDo deve procurar primeiro entender todas as motivações antes de tomar uma decisão acerca dos resultados ou consequências. Ao adotar essa atitude, não tirando conclusões precipitadas, ele seria um campeão da justiça. Exemplos de tais situações é um professor tentar resolver uma briga entre dois alunos, ou um gerente tentar resolver uma disputa entre dois funcionários.

05

EU PROMETO construir um mundo mais pacífico

Esta linha instrui o aluno de TaeKwonDo sobre um conceito de de vida, de forma a promover a paz e a harmonia. Se cada pessoa no mundo se esforçar para viver a sua vida de tal maneira, então, o mundo seria sem dúvida um lugar menos violento.

Alguns alunos confundem a intenção desta linha, e consideram que ela instrui-os a recuar diante da agressão. Este não é o caso, porque a arte do TaeKwonDo ensina ao aluno a auto-defesa desarmada. Assim, cada aluno tem direito a defender-se eficazmente contra a agressão não provocada, e não seria ofender a intenção desta linha do juramento caso o fizesse.

10699081_749721671742044_182300911_n

Este texto retrata os pensamentos do autor sobre o significado de cada linha do juramento do TaeKwonDo. Espera-se que qualquer um que o leia será incentivado a pensar mais profundamente sobre o quê esse juramento significa para eles.

Para entrar em contato comigo, mandar sugestões de vídeos, informar erros, etc.. CLIQUE AQUI e preencha o formulário.

Compartilhar:
×