12 de junho de 2021

Felipe Marçal

Taekwondo Blumenau

Mari Balletonline

Mari Balletonline

Um bate papo com a Mari a respeito de Alongamento e Flexibilidade

Tive um bate papo sensacional com a especialista Mari Flexibilidade. Ela é fera no que diz respeito à um dos assuntos mais importantes para praticantes de Artes Marciais e Esportes em Geral. 

A Mari nos deu uma aula de conhecimento e tirou todas as nossas dúvidas sobre Alongamento e Flexibilidade.

-Qual a idade ideal para começar o alongamento?

-Quem tem mais flexibilidade, homens ou mulheres?
-Consigo zerar a abertura após 40 anos de idade?
-Qual é o tempo correto para ficar em cada posição?
-Qual a diferença de Alongamento e Flexibilidade?
-Como evitar lesões no alongamento?
-Como ter abertura zerada pra sempre?
 
Essas e outras perguntas foram respondidas pela Mari Leite – Flexibilidade no vídeo abaixo.
 

Vale a pena conferir o vídeo abaixo.

 

Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular. É uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, que, além de prevenir lesões, proporciona mais agilidade e elasticidade.

Sendo essencial para o aquecimento e relaxamento dos músculos, qualquer pessoa pode fazer alongamento, independente da sua idade ou flexibilidade, até mesmo pessoas que apresentam algum problema específico, como as Lesões de Exercícios Repetitivos (LER), podem se alongar, mas com menos intensidade.

Como fazer?

A respiração é fundamental, pois quando se respira fundo o relaxamento muscular aumenta e é ela que dá ritmo ao exercício. Por isso, ela deve ser lenta e profunda.

Forçar o alongamento pode causar lesões nos músculos e tendões. Respeitar os seus limites é a sua segunda fundamentação.

Regularidade e relaxamento são obrigatórios para um bom alongamento, pois consegue resultado por aumentar a temperatura da musculatura e por produzir pequenas distensões na camada de tecido conjuntivo que revestem os músculos.

Quando são feitos de maneira adequada os alongamentos trazem os seguintes benefícios:

  • Reduzem as tensões musculares;
  • Relaxam o corpo;
  • Deixam os movimentos mais soltos e leves;
  • Previnem lesões;
  • Preparam o corpo para atividades físicas;
  • Ativam a circulação.

É bom lembrar que o alongamento pode ser feito a qualquer hora do dia e de preferência junto com a atividade física. 

Procure sempre um especialista na hora de iniciar uma rotina de atividades físicas.

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