25 de setembro de 2021

Mestre Felipe Marçal

Taekwondo Blumenau

Moeda de Troca no Taekwondo

Moeda de Troca no Taekwondo

Moeda de Troca no Taekwondo – Isso existe!

Depoimento de autor anônimo

Quando eu entrei no taekwondo, eu achei que era a melhor escolha que eu tinha feito na vida. Com o tempo eu vi que não era bem assim.

Escolhi uma escola com uma metodologia bem antiquada, onde os alunos eram tratados praticamente como súditos. Uma submissão que eu não busquei nem por um segundo ao entrar naquela sala. Eu queria algo pra me distrair, me dedicar, enfim, ocupar meu tempo.

Descobri no taekwondo a filosofia de vida que eu gostaria de seguir. Mas não foi dentro de sala, foi estudando e conversando com pessoas do meio que fui conhecendo ao longo do tempo. Vi ali que, a faixa, que deveria ser uma conquista a cada degrau que se subia, era moeda de troca.

Favorecimento ou Merecimento?

Se você fosse aliado ao Mestre, você “ganhava” faixa. Se não, ficaria anos e anos cumprindo uma “carência” sem sentido algum onde a única regra era a vontade do Mestre. Se você fizesse o que ele queria ou agisse como ele queria, você até pulava de faixa. Do contrário, não.

Conheço pessoas que treinaram incessantemente, anos e anos, em uma faixa específica e gente que treinou 3 anos e alcançou. Conheço gente que foi graduado porque não questionava nada. E também conheço gente que nunca conseguia graduar porque questionava. Frequentei um lugar onde o “poder” do Mestre era reafirmado o tempo todo.

E em todos os discursos havia o “se não melhorar, não tem exame”, “se não emagrecer não tem exame”. Ou seja, faixa como moeda de troca e como a maioria que pratica é criança e adolescente, que estão com seus “egos em formação”, acabam aceitando isso.

A responsabilidade de uma graduação

Vi muita gente amarrar na cintura uma faixa que não sustentava. Visivelmente desconfortáveis, por simplesmente terem certeza de que não estavam preparados para aquela graduação. “Mas o Mestre deu”.

O Mestre que não queria perder a matrícula ou que tinha algum interesse lá na frente. Acho pulo de faixa terrível porque em qualquer arte marcial, a maturidade marcial é quase uma regra. Pra falar de taekwondo você precisa dominar tanto aquilo que a expressão “não sei” não pode existir para um faixa preta.

E é o que mais se vê por aí. Eu já cansei de ver faixa preta olhando no YouTube como faz os poomsaes anteriores e isso pra mim é o fim.

Autor: Desconhecido

Para entrar em contato comigo, mandar sugestões de vídeos, informar erros, etc.. CLIQUE AQUI e preencha o formulário.

Compartilhar: