22 de outubro de 2020

.

.

exame de faixa

exame de faixa

Exame de faixa Taekwondo Blumenau

Nos dias de hoje muitos princípios e posturas têm se deixado levar pela chamada globalização de moda, e por inúmeras justificativas sem controle. A cada dia mais pessoas e computadores confundem se na comunicação, e o principal meio, que seria a conversa, vai ficando de lado.

Psicólogos, Pedagogos, consultores familiares entre outros tentam resolver problemas que nós mesmos somos responsáveis pelo controle. Pais, mães e filhos se envolvem em dúvidas, conflitos e principalmente inseguranças diárias de como fazer, como proceder, agir ou reagir na educação ou reeducação dos mesmos.

Descrevo o fato acima que a qualquer momento estamos expostos. Jornais, revistas ou mesmo livros de auto ajuda tratam desse tema constantemente há anos e anos.

O que isso tem haver com um Exame de faixas de um aluno? Tudo!

O conceito ou o pré-conceito de algo que não conhecemos ou julgamos sempre gera dúvida, insegurança ou medo. Uma prova no colégio acontece o mesmo; um vestibular; uma entrevista para um trabalho novo; a possibilidade de ser promovido e assim por diante. Um exame de faixas pode ser simples ou não. Tudo isso depende do preparo do aluno, do seu envolvimento, comprometimento, regularidade nos treinamentos, apoio dos pais, ou responsabilidade dos mesmos. Até onde vai nosso comprometimento? Onde começa nossa ideia de que isso pode ser só um detalhe, um hobby, ou realmente levado a sério.

A reação ou intenção de nós adultos pode ser diferente dos mais novos, mas não deveríamos ignorar a importância e seriedade daquele momento. A construção de nossos resultados começa na execução de nossas responsabilidades, sejam elas pequenas ou não.

A partir do momento que nascemos , para o bem ou não, já temos responsabilidades; seja um simples mamar e dormir, pois se vc não o fizer vai despertar preocupação de todos e isso deveria seguir os anos da mesma forma. Despertarmos preocupação ou a simples atenção dos que estão a nossa volta para aquilo que estamos fazendo, se estamos fazendo com vontade ou não, ou se simplesmente estamos acompanhando de forma omissa.

Uma prova para alguns é pode ser um desafio, e para outros é mais que isso. O grau de importância disso ou daquilo ainda não pode ser mensurado, mas a comunicação, como citei no início, deve ser exercida.

Um simples exame de faixa pode significar muito mais para quem faz do que para quem observa; mas para quem faz, quem está observando com certeza significa mais.

Uma graduação é conquistada com muito treinamento e participação. Minha graduação pode ser baixa ou não, mas o aprendizado em um tatame é constante. A presença de alunos mais graduados em exames de faixa é como um testemunho daquilo que vc está vendo com aquilo que você já fez.

Os ensinamentos em um DOJO (local de treinamento) são variados. Observar um aluno realizar ou prestar um exame vai além do meu conhecimento. Se transforma em aprendizado, um aprendizado diferente, pois quem treina dificilmente interrompe um treinamento para observar os outros. Lembro que a observação é o princípio do aprendizado.

Se eu soubesse ou achasse que meu conhecimento me bastasse, estaria bem distante dos meus kimonos molhados de suor após vários treinamentos duros e regulares. Meu conhecimento se constrói a cada dia com base rígida e estudiosa. O karate pode ser uma arte marcial para alguns, um esporte para outros, ou mesmo um estilo de vida. Todos os exemples que dou em um tatame os comparo com a vida lá fora.

Conversando com um grande aluno e amigo (ele nem sabe o tanto que o considero), ele me dizia que o karate como muitas coisas mudam muito e perdem, as vezes, sua essência para o bem de sua própria sobrevivência. O karate-do como essência não podemos, nem devemos perder, devemos sim adaptar-se a evolução e modernização como qualquer outra coisa, mas não sua verdadeira essência.

Agradeço a Deus sempre pela saúde que tem me dado a cada dia; pela paciência comigo mesmo e que as pessoas tem comigo e com mundo; e principalmente por colocar pessoas por perto que acreditam nos ideais e princípios que o karate revigora e enobrece.

Fonte: http://www.ricardoaguiar.com.br/artigos/exame-dangay-veja-uma-reflexao-sobre-o-exame-de-faixas-dangay

Para entrar em contato comigo, mandar sugestões de vídeos, informar erros, etc.. CLIQUE AQUI e preencha o formulário.

Compartilhar:
×