1 de dezembro de 2021

Mestre Felipe Marçal

Taekwondo Blumenau

Débora Menezes Parataekwondo

Débora Menezes Parataekwondo

Débora Menezes perde para uzbeque e conquista a prata no parataekwondo em Tóquio

Débora Menezes conquistou na manhã deste sábado (04) a medalha de prata na categoria acima de 58kg do taekwondo, o terceiro pódio do país nesta modalidade na Paralimpíada de Tóquio. A paulista de 31 anos venceu duas lutas em sua campanha, mas acabou derrotada na final pela uzbeque Guljonoy Naimova por 8 a 4.

Atual campeã mundial, Débora (K44) foi a cabeça de chave número 2 do torneio e teve vitórias tranquilas sobre suas duas adversárias das preliminares antes de cair na decisão. Ela estreou somente nas quartas de final e passou pela mexicana Daniela Martinez (K44) por 24 a 12. Na semifinal, bateu a ucraniana Yuliya Lypetska (K43) por 55 a 10.


Garantida na finalíssima, a brasileira teve um duelo bem mais complicado. Ela saiu em desvantagem no início do combate, perdendo o primeiro round por 4 a 0. Débora cresceu na luta no segundo round e encostou no placar, em 4 a 3, mas viu a adversária voltar a abrir na sequência, fechando a parcial em 6 a 3. No último round, a brasileira não conseguiu reagir e a uzbeque venceu por 8 a 4.

Com a prata de Débora, o Brasil encerrou sua primeira participação paralímpica no taekwondo – fez sua estreia no programa – com o título simbólico de campeão da modalidade. O país levou três atletas a Tóquio e faturou medalhas com todos. Além de Débora, Nathan Torquato foi ouro na categoria até 61kg enquanto Silvana Fernandes foi bronze na categoria até 58kg.

Faltando um dia para o fim dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, o Brasil tem 22 medalhas de ouro, 19 de prata e 30 de bronze. Simultaneamente à conquista de Débora, Thomaz Moraes Petrúcio Ferreira foram prata e bronze nos 400m T47 do atletismo, respectivamente. O Brasil já tem 71 pódios, estando a um de igualar o recorde de medalhas em uma única edição paralímpica.

Foto de capa: Daniel Zappe/Exemplus/CPB

Fonte: https://www.surtoolimpico.com.br/2021/09/debora-menezes-perde-para-uzbeque-e.html

Para entrar em contato comigo, mandar sugestões de vídeos, informar erros, etc.. CLIQUE AQUI e preencha o formulário.

Compartilhar: