25 de setembro de 2021

Mestre Felipe Marçal

Taekwondo Blumenau

A partir de qual faixa podemos ser instrutor de Taekwondo

A partir de qual faixa podemos ser instrutor de Taekwondo

A partir de qual faixa podemos ser instrutor de Taekwondo

O Caminho para a faixa preta no Taekwondo

O Caminho para a faixa preta no Taekwondo
EDUCACAO-FISICA
O sonho de qualquer praticante de artes marciais é chegar à tão esperada faixa preta. Ela simboliza o grau elevado de proficiência na modalidade, e com o Taekwondo, isso não é diferente. Ao iniciar a prática de Taekwondo, o participante é considerado faixa branca (10º GUB), e deve utilizar essa cor em sua faixa amarrada na cintura.

Dica: GUB é o nome dado às graduações de faixa. A numeração ocorre em ordem decrescente, sendo a faixa branca 10º GUB e a faixa vermelha ponta preta (a última antes da preta) 1º GUB. A partir da faixa branca, o praticante trilhará um caminho de mais nove estágios até atingir a faixa preta.

FAIXA BRANCA (10º GUB):

A cor branca representa a pureza e a inocência do aprendiz. Fazendo uma analogia com a vida de uma planta, a faixa branca é considerada a semente.

FAIXA BRANCA DE PONTA AMARELA (9° GUB):

A faixa branca ponta amarela é adotada em alguns locais de prática apenas para crianças, dependendo da situação. Geralmente, as pessoas são graduadas do 10º para o 8º GUB diretamente.

FAIXA AMARELA (8º GUB) e AMARELA PONTA VERDE (7º GUB):
 
Representam a riqueza, a terra onde o aluno desenvolve suas raízes e começa a evoluir técnica e taticamente.

FAIXA VERDE (6º GUB) e VERDE PONTA AZUL (5º GUB):

Representam o desenvolver físico, mental e espiritual do aluno e, comparando com a planta, também simboliza tal crescimento. É a etapa em que o praticante passa a ter maior conhecimento do Espírito do Taekwondo.

Espírito do Taekwondo:
• Cortesia;
• Integridade;
• Perseverança;
• Autocontrole;
• Espírito indomável.

FAIXA AZUL (4º GUB) e AZUL PONTA VERMELHA (3º GUB):
Representam a liberdade, comparada ao céu para a planta. O aluno é dotado de maior criatividade e autonomia para a escolha e realização das técnicas. É a etapa de amadurecimento do praticante.

FAIXA VERMELHA (2º GUB) E VERMELHA PONTA PRETA (1º GUB):
 Representam o perigo, assim como o sol para a planta. Nesse estágio, o aluno deve ter responsabilidade sobre seus colegas menos graduados e seu comportamento estará sendo observado pelos demais.

FAIXA PRETA (1º DAN):
Estágio em que, em tese, o praticante alcançaria a sabedoria e o conhecimento na modalidade. Para muitas pessoas, a faixa preta é considerada o fim de um caminho; para outras, simboliza apenas o início, o começo de uma jornada repleta de escuridão e de dúvidas.

Não podemos esquecer que os DANs são graduações utilizadas para a faixa preta. São numerados em ordem crescente.

Depois da faixa preta 1º DAN, ainda há mais graduações até se alcançar o 9º DAN. Cada um é representado por um traço na faixa preta que é amarrada na cintura, quanto mais traços a pessoa tem em sua faixa, maior o seu grau dentro do Taekwondo.

É considerado “Sambê” o aluno-instrutor, com graduação a partir de faixa vermelha. “Kyo Sah nim” é o professor com a graduação de 1º a 3º DAN; “Sah bum nim” é o mestre com a graduação de 4º e 5º DAN e “Kwan jang nim”, nomenclatura adotada para grão-mestre, a partir do 6º DAN.

Lembrete: É importante que o Taekwondo seja praticado com um profissional qualificado, a partir da graduação de faixa vermelha, e que seja um bom instrutor.

Para entrar em contato comigo, mandar sugestões de vídeos, informar erros, etc.. CLIQUE AQUI e preencha o formulário.

Compartilhar: