17 de abril de 2021

Felipe Marçal

Taekwondo Blumenau

poomsae taekwondo

poomsae taekwondo

Série de Vídeos de Poomsae de Faixa Colorida de Taekwondo

POOMSAE OU TAEGUK

Os TAEGUKs simbolizam o céu e a terra, a magnificência do universo. A posição TAEGEUK é o movimento que mostra o princípio da filosofia universal, baseando-se na teoria do positivo e negativo de TAEGEUK.

As Linhas de movimento também se baseiam nos PARLGYE (oito GYE), onde são explorados todas as posições de defesa, ataque, avanço, recuo, velocidade, intensidade de força.

O essencial dessa posição está na exatidão e velocidade da respiração e movimento, a mudança rápida e correta do centro de equilíbrio, onde temos a aplicação da filosofia universal TAEGEUK.

Tae Guk é o símbolo sobre a regra científica da criação do universo e da maneira de viver do homem. A palavra significa: TAE – Início e GEUK – Infinito.

O Tae Guk é formado da junção do Mu-Geuk (círculo ), Yang I ( curva em vermelho e azul ) e seus Parl Gues (oito trigramas de harmonia da natureza).

1. Tae Guk – Luz, centralização do universo e da vida.
2. Um Guk – Força, raiz da vida.
3. Yang I – Movimento de evolução do universo e da vida humana como combinação entre a força positiva e a negativa ou entre a matéria e a não-matéria.

Os três são formados em um só.

4. Parl Gue – São os oitos trigramas (céu, satisfação, fogo (sol), trovão, vento, água, montanha e terra) da natureza com o Tae Guk que cria harmonia e desenvolve os acontecimentos do universo. Quando o traço é maior significa positivo e menor negativo.

Histórico
No século 35 a.C. no reino de Sin Si, o príncipe Bok-He, caçula (12º filho do rei Te Ui), recebeu sabedoria através de três espíritos ( Hwan In, Hwan Um e Hwan Gum – formadores da península da Coréia ) e o Parl Gue no templo onde rezava para Dan Gun ( Fundador da Coréia ). Na sua profissão era especialista em chua e natureza – desenhou Ra-Do (um dragão que sai do Rio Hwang Ra na China carregando o sol, a lua e as estrelas). Assim foi criado o Tae Guk e o Parl Gue que mais tarde foram desenvolvidos e completados pelos sábios Moon, Ju Gong, Gong Ja e Il Bu Kim.

FUNDAMENTO
O Poomsae é fruto científico da história e de acontecimentos de 5 mil anos de existência da Coréia. Pode-se observar e, sua parte técnica que o Kyorugui é a aplicação do Poomsae na prática. Mesmo na teoria, pode-se descobrir uma maneira de agir do Poomsae. Podemos finalizar dizendo que o Poomsae do Taekwondo é um modo de se executar movimentos com a utilização de métodos, obtendo assim o aperfeiçoamento físico e mental.

1º Tae Guk Il Jang – FAIXA AMARELA (8º GUB): Representa o símbolo do “keon”, um dos 8 Kwaes (sinais divinos), que significa o “positivo e o negativo”. Como o “keon” simboliza o começo da criação de todas as coisas no universo, recomendamos o Teguk il jang no treinamento de Taekwondo. Esse poomsae é caracterizado pela sua facilidade na pratica, que consiste na sua maior parte de fazer as ações básicas, como are-maki, montong maki, montong dirgui, e ap-tchagui. O aluno do 8º Gub pratica esse poomsae.

2º Tae Guk I Jang – FAIXA LARANJA (7º GUB): Simboliza o “Tae”, um dos 8 sinais divinos, que significa a firmeza e a suavidade externa. Uma introdução de olgul-maki é um novo desenvolvimento desse poomsae. As ações de aptchagui aparecem mais freqüentemente do que no Teguk Il Jang. O aluno de 7º Gub pratica esse poomsae.

3º Tae Guk Sam Jang – FAIXA VERDE (6º GUB): Simboliza o “Ra”, um dos 8 sinais divinos, que representa “quente e resplandecente”. Isso encoraja o aluno a abrigar um senso de justiça e ardor pra treinar. Uma realização bem sucedida desse poomsae dará ao aluno uma promoção a uma faixa verde com ponta azul. Novas ações como: han sonnal mok thigui e han sonnal iop maki. Esse poomsae é caracterizado pelas sucessivas defesas e ataques. É dada ênfase para os contra-ataques empregados contra o ataque do oponente. O aluno do 6º Gub pratica esse poomsae.

4º Tae Guk Sa Jang – FAIXA ROXA (5º GUB): Simboliza o “Jin”, um dos 8 sinais divinos, que representa o grande poder do trovão e da dignidade. Os novos movimentos são: sonnal montong maki, pyon son cut seo thirgui, jebi poom mok thigui, yop tchaqui, montong bacat maki e dung jumok olgul ap thigui. Em vários movimentos usamos a base duit kub caracterizando assim esse poomsae. O aluno do 5ºGub pratica esse poomsae.

5º Tae Guk Oh Jang – FAIXA AZUL (4º GUB): Simboliza o “Son”, um dos 8 sinais divinos, que representa o vento, significando tanto uma força potente quanto a tranquilidade de acordo com sua força e fraqueza. Novos movimentos são: me jumok nerio tchigui, palkup dolio tchigui, iop tchamio iop dirugui e palkup pyo jok tchigui. Também é caracterizado pelas sucessivas defesas de montong maki e are maki. Os alunos do 4º gub praticam esse poomsae.

6º Tae Guk Yuk Jang – FAIXA MARROM (3º GUB): Simboliza o “Kam”, um dos 8 sinais divinos, que representa a água, significando um continuo fluxo e suavidade. Novos movimentos são: han sonnal pitrô maki, olgul bacat maki, are retchiô maki e batang son montong maki. Deve-se ter cuidado para fazer com que o pé do chute termine no ponto certo apos o dolio-tchagui, a palma da mão do batang son montong maki, deve ficar na altura do peito, no han sonnal pitrô maki virar bem o tronco para o lado oposto da perna da frente, sem levantar o calcanhar de trás. Ele é praticado pelo aluno do 3º gub.

7º Tae Guk Chil Jang – FAIXA VERMELHA (2º GUB): Simboliza o “Kan”, um dos 8 sinais divinos, que representa a montanha, significando ponderação e firmeza. Novos movimentos são: sonnal are maki, batang son gudurô montong maki, montong rethio maki, iop dirgui, murup tchigui, gauí maki, du jumok jetchio dirgui, otgorô are maki, ding jumok bacat tchigui e bo jumok. Uma conexão refinada de movimentos é importante para treinar esse poomsae. Os alunos de 2º gub praticam esse poomsae.

8º Tae Guk Pal Jang – FAIXA VERMELHA PONTA PRETA (1º GUB): Simboliza o “Kon”, um dos 8 sinais divinos, que representa o “yin” e a Terra, significando a origem e a povoação e também o começo e o fim. Novos movimentos são: goduro montong maki, eu santul maki, dangyo tuk tchigui e goduro are maki. Esse é o ultimo dos 8 Teguk, que poderá permitir ao aluno passar pelo exame de promoção ao 1º Dan (faixa preta).

● Canal do Mestre Felipe Marçal

✅ Entre para o Nosso Grupo do Telegram e fique por dentro de todas as atualizações.
👉 https://t.me/mestrefelipe

✅ Envie suas sugestões de vídeos para o canal.
👉 https://felipetkd.com.br/formulario-de-sugestoes-de-videos/

✅ Blog Oficial do Canal
👉 https://www.felipetkd.com.br/blog

✅ Curso de Língua Coreana
👉 http://bit.ly/estudecoreano
👉 Cupom de 12% desconto: felipetkd

✅ Parceria com a Loja AMF Shop
👉 http://www.amfshop.com.br
👉 Cupom de desconto: felipe

✅ Apoia.se para ajudar a manter o Canal ativo
👉 https://apoia.se/tkd

● Meus Contatos
✅ INSTAGRAM ► @felipetkd
✅ FACEBOOK ► www.facebook.com/tkdfelipe
✅ EMAIL ► [email protected]
✅ SITE ► https://www.felipetkd.com.br

Fonte: https://www.taekwondobrasil.com.br/como-aumentar-a-flexibilidade/

Para entrar em contato comigo, mandar sugestões de vídeos, informar erros, etc.. CLIQUE AQUI e preencha o formulário.

Compartilhar:
×