17 de abril de 2021

Felipe Marçal

Taekwondo Blumenau

Calejamento funciona

Calejamento funciona

Calejamento Funciona – Saiba os Riscos

Hoje venho falar de um assunto um pouco problemático sobre o calejamento. Nas artes marciais, é onde se ver mais praticantes executando técnicas de calejamento, uma prática que é muito importante e assustadora para quem executa esse tipo de aprimoramento sem os devidos cuidados…
 
Por meio da ciência, podemos cada vez mais aprimorar os treinos para as artes marciais. Confira abaixo dicas e informações sobre “Calejamento”.
CALEJAMENTO:
 
Para quem nunca ouviu falar no termo, calejamento é uma técnica comum nas artes marciais que visa preparar a pele e a estrutura óssea para aderir mais às pancadas, tornando o local mais duro e menos sensível a dor.
  • Para chegar a tal resultado, o praticante desfere chutes e socos em superfícies rígidas como pneus, madeiras de treinamento, árvores, paredes, barras de ferro e outras superfícies duras.
  • Geralmente, esse treino volta-se com maior ênfase para a canela e punhos.
OBS: Não irei dizer nessa postagem se é certo ou errado a técnica do calejamento, uma vez que cada um tem uma preferência de treino e tem uma linhagem marcial diferente. O que farei é informar pontos positivos e negativos do treino de calejamento.
 
POSITIVOS:
 
~> Endurecimento da região calejada:
 
Realmente esse tipo de treino deixa a região trabalhada mais dura, porém ao contrário do que pensam não a deixa mais resistente. Mas mesmo assim ter uma região do corpo calejada e forte pode ser muito útil.
 
~> Maior resistência a dor:
 
O calejamento não da maior resistência ao corpo (verá a explicação mais abaixo), mas ele diminui significativamente a dor de impacto na hora da luta.
 
Provavelmente, uma pessoa não calejada sentirá muita dor ao receber um golpe na canela por exemplo.
 
NEGATIVOS:
 
~> Menos flexibilidade dos ossos:
 
Apesar do endurecimento da região, o calejamento tende a deixar o osso mais passível de fraturas futuras. Isso por que os ossos são formados por cálcio (que lhe garante resistência) e colágeno que lhe confere flexibilidade. Essa maleabilidade permite ao osso se adaptar melhor a impactos e torções. A prática gera pequenas fraturas no osso que, ao se reconstituir, recebe maior quantidade de cálcio tornando-se rígido e MENOS FLEXÍVEIS. Assim o osso fica mais vulnerável à quebra se caso receber um impacto MAIS FORTE, por não ser mais flexível para absorver a energia do impacto tanto quanto antes.
 
~> Pode gerar perda de movimento da região:
 
Calejamento pode gerar a perda de movimentação da região, provocando até uma artrose precoce, além de problemas de vascularização (irrigação sanguínea) da região afetada.
 
Então meu amigo, depois dessas explicações vimos que o calejamento pode ser uma arma muito boa, mas nem sempre é uma boa opção para a saúde.
 
Como tinha dito anteriormente, cabe a cada um definir o seu tipo de treino para o seu tipo de objetivo, mas de qualquer forma se você quiser calejar, recomenda-se que se faça um treinamento gradativo (aos poucos) e acompanhamento de um Mestre e um fisioterapeuta.
 
Boa sorte!!
Fonte: https://karateparamoti.blogspot.com/2014/04/a-verdade-sobre-o-calejamento-que.html

Para entrar em contato comigo, mandar sugestões de vídeos, informar erros, etc.. CLIQUE AQUI e preencha o formulário.

Compartilhar:
×